SÃO JOÃO DE MERITI - A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, está implant...
SÃO JOÃO DE MERITI - A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, está implantando o projeto Coleta Seletiva nas Escolas. As primeiras unidades a receberam a iniciativa foram o CIEP 132 Municipalizado São João Bosco, em Éden (no dia 14) e o CIEP 180 Municipalizado Presidente João Goulart, no bairro Araruama (no dia 15). Na sexta-feira, dia 16, será a vez do CIEP 138 Municipalizado Dauta Jobert Barreto, em Vila Tiradentes.
“Esta iniciativa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação. Inicialmente o projeto será implantado nessas três escolas, mas o objetivo é alcançar o total de 10 unidades. Estamos oferecendo palestras para os professores, que serão multiplicadores para os alunos, e também para os profissionais da cozinha e da limpeza, para que estes também possam separar o lixo seco do lixo úmido. Queremos mostrar aos jovens a importância da educação ambiental, pois precisamos preservar as nossas áreas verdes”, explicou o secretário municipal de Ambiente e Sustentabilidade, André Mazoni.
O projeto será dividido em duas etapas. A primeira com orientação para funcionários e professores e a segunda com palestras de educação ambiental para os alunos, com diversos temas. As escolas estão recebendo duas bags e duas lixeiras, sendo uma para papel e outra para metal, plástico e vidro reciclável.
Durante o encontro a dona de casa Ilka Maria do Nascimento, que está realizando um projeto comunitário de canteiro de plantas feito com pneus e materiais reciclados, também recebeu o apoio da equipe da secretaria. “Um morador chamado Leandro começou com este projeto. A prefeitura realizou a limpeza do local, que estava com muito lixo, e ele juntou moradores para ajudar a plantar e, agora, para manter. Ele começou em uma parte do bairro e eu contribui com o local em frente à escola. E agora, com o apoio deste projeto, vamos incluir os nossos jovens”, explicou Ilka.
COMENTÁRIOS