SÃO JOÃO DE MERITI - Nem mesmo o atraso no pagamento dos servidores de São João de Meriti tira o ânimo do prefeito Dr. João Ferreira (...
SÃO JOÃO DE MERITI - Nem mesmo o atraso no pagamento dos servidores de São João de Meriti tira o ânimo do prefeito Dr. João Ferreira (PHS). Um mês antes de participar da festa dos 72 anos da cidade, na Câmara dos Vereadores, semana passada, o prefeito já tinha realizado outra grande festa: a dos seus 69 anos.
![]() |
Dr. João na festa de 69 anos Foto: Reprodução |
Com o tema “Rock in João”, numa analogia ao Rock in Rio, a cerimônia reuniu centenas de convidados no dia 29 de julho, em um salão em Nova Iguaçu. O aniversário de Dr. João foi dia 28, e a festa seria realizada num salão em São João de Meriti. Como a notícia vazou nas redes sociais, a reunião foi transferida às pressas para Nova Iguaçu.
Na festa, piscina, música ao vivo, bebidas e um bufê sofisticado. Animado, o prefeito posou para fotos com uma guitarra. A ordem era não divulgar as imagens nas redes sociais, mas nem todos seguiram a recomendação.
No dia seguinte à comemoração, a aposentada Suíra da Silva, de 50 anos e que não estava entre os convidados, pedia à Defensoria Pública cópias dos processos referentes ao não pagamento do mês de setembro e do décimo terceiro de 2016. Com os documentos em mãos, ela pretende entrar na Justiça contra a prefeitura da cidade.
![]() |
Dr. João e Fabio Lucchesi Foto: Reprodução |
— Tudo isso é um deboche, um descaso. Com tudo que a gente está passando desde 2016, e o prefeito só esbanjando com festas. Para mim, o município está em luto. Não em festa — protesta Suíra, que conseguiu, na Justiça, em maio do ano passado, o direito de receber o pagamento de seu salário.
Outros aposentados e pensionistas da cidade têm mais salários a receber. Abril, maio, outubro, novembro e dezembro de 2018; abril, maio, junho e julho de 2019. Há ainda os meses de outubro e novembro de 2016. Uma parte dos servidores da Educação não recebeu junho e julho de 2019.
Mesmo na ativa, um oficial de pedreiro, que preferiu não se identificar, conta que o pagamento de julho não foi pago. O valor deveria ter sido creditado dia 20 de agosto:
![]() |
A aposentada Suíra da Silva Foto: Cléber Júnior |
— Estou de licença médica e, pelo tempo de serviço, poderia me aposentar. Mas não quero, porque aqui aposentado não recebe.
Em nota, a prefeitura disse que a previsão é quitar a dívida com os servidores até o fim do ano, com a conclusão do processo de venda de dois terrenos da prefeitura.
A prefeitura negou que houvesse atraso no pagamento dos professores ativos da Educação e informou que não há dívida de 2016 com os servidores. Em relação às festas em São João de Meriti e Nova Iguaçu, no entanto, a prefeitura não disse uma só palavra.
Via Extra
COMENTÁRIOS