SÃO JOÃO DE MERITI - Moradora de uma comunidade na Zona Norte do Rio e estudante de um colégio estadual em São João de Meriti, Kézia Ya...
SÃO JOÃO DE MERITI - Moradora de uma comunidade na Zona Norte do Rio e estudante de um colégio estadual em São João de Meriti, Kézia Yasmin Bandeira dos Santos, de 18 anos, cruzou as fronteiras geográficas e sociais para representar a sua região na quarta edição do Prêmio Prudential Espírito Comunitário 2018. A jovem se destacou entre os inscritos com o projeto “Viva Bem”, com palestras para prevenir doenças como diabetes. Resultado: ela acabou conquistando a medalha de prata, e foi a única mulher negra entre os três finalistas do prêmio.
A iniciativa, promovida pela seguradora Prudential do Brasil, reconhece ações de jovens de escolas públicas e privadas, de 14 a 19 anos, da Região Metropolitana do Rio, que praticam o voluntariado e transformam a vida de muitas pessoas.A cerimônia de premiação foi no dia 6, no Teatro Riachuelo, Centro do Rio.
A ideia de Kézia surgiu após a morte por diabetes de uma colega do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Murilo Braga. Sensibilizada, a jovem decidiu ajudar outras pessoas a diagnosticarem a doença:
— Conheci Jeniffer em 2016, assim que entrei para a escola. No ano seguinte, todo mundo voltou de férias. Menos ela. Já estava internada com diabetes. Ela morreu em um mês. Foi tudo muito rápido. Ficou todo mundo abalado, mas a gente não podia deixar passar em branco. Conversei com a turma e tive a ideia de conscientizar a comunidade escolar.
Kézia liderou o grupo que espalhou cartazes por toda a instituição, explicando sobre diabetes e DST/Aids. A jovem também promoveu palestras na escola e estendeu o projeto para a Escola Municipal Levy Miranda, na Pavuna, Zona Norte do Rio. Ao todo, duas mil pessoas foram impactadas.
— Entrei em contato com uma enfermeira, e, tudo que aprendi com ela, falava aqui em São João, durante as palestras. Muitos alunos vieram contar que tinham marcado exame. Conseguimos mudar os hábitos alimentares de muita gente. O dono da cantina até falou que estava falindo — brincou a jovem, que ganhou, além da medalha, um prêmio de R$ 5 mil para ser doado a projetos sociais indicados pelos participantes e uma viagem para Washington, capital dos Estados Unidos, em maio de 2019, onde representará, junto com o primeiro lugar, o Brasil entre todos os ganhadores do Prêmio Prudential Espírito Comunitário.
Via Extra
Foto Junior
COMENTÁRIOS