A Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti, através do setor de Assistência Social da pasta, promoveu hoje (27), na Unidade de Sa...
A Secretaria Municipal de Saúde de São João de Meriti, através do setor de Assistência Social da pasta, promoveu hoje (27), na Unidade de Saúde do Jardim Sumaré, mais uma ação educativa em comemoração ao Outubro Rosa, mês conhecido mundialmente como por ser marcado com ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Nesta quarta-feira, o evento foi aberto com uma palestra ministrada pela subsecretária de Saúde e médica, Dra. Malu, que fez questão de reforçar a importância desse tipo de iniciativa da Prefeitura para a população de Meriti: "Essa comemoração é mais uma ação da Secretaria de Saúde e isso está acontecendo em quase todas as unidades durante todo o mês de outubro. Estamos preparados para receber a mulher meritiense para consultas, orientações e exames, lembrando que acabamos de entregar um mamógrafo novinho para dar continuidade à pesquisa e diagnóstico do câncer de mama", comentou a subsecretária.
Vale ressaltar que o município acaba de inaugurar um mamógrafo de última geração, com capacidade maior de atendimento, mais precisão nos exames e agilidade na entrega dos resultados. O aparelho possui alta resolução, a imagem é entregue imediatamente ao paciente que após 15 dias retorna para buscar o laudo ou pode optar por recebê-lo via WhatsApp. A previsão é de 25 mil mamografias até o final do ano e só durante outubro, a expectativa é atender três mil mulheres.
Durante o mês de outubro, a pasta reforça que está disponibilizando o exame de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. É necessário apenas comparecer ao Centro de Regulação de Exames (Cemarc), na rua Valério Vilas Bôas, 11 - Centro, São João de Meriti, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h com identidade, CPF ou cartão do SUS.
Para as mulheres que estão fora dessa faixa etária, o atendimento deverá ser realizado com um especialista, em outra unidade. Neste caso, a paciente deve dirigir-se ao Espaço Femina, que fica na dentro da Unidade de Saúde da Vila São João, na Rua Euclides da Cunha, s/nº – Vila São João.
Via PMSJM
COMENTÁRIOS