Há um mês, o Centro Especializado em Reabilitação Norma Bastos Fernandes (CER II) foi inaugurado em São João de Meriti. Esse equipamento rep...
Há um mês, o Centro Especializado em Reabilitação Norma Bastos Fernandes (CER II) foi inaugurado em São João de Meriti. Esse equipamento representa um marco histórico pela melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência da cidade. Localizado no Parque Novo Rio, a unidade foi projetada para oferecer assistência em duas modalidades: física e intelectual. Neste primeiro mês de funcionamento, cerca de 800 atendimentos já foram realizados.
Com um espaço amplo de quase 2.000 m² distribuídos em dois andares, o centro é equipado com 16 consultórios, odontologia, psicologia, fisioterapia e pediatria. Também possui áreas como piscina terapêutica aquecida, brinquedoteca, sala de oficina e um polo específico para ostomizados. As instalações foram cuidadosamente planejadas para proporcionar conforto e funcionalidade aos pacientes, criar um ambiente propício para a recuperação e o tratamento adequado, além de oferecer as condições ideais de trabalho para os profissionais.
Desde a sua abertura, em 7 de junho deste ano, o CER tem sido um ponto de referência fundamental na rede de cuidados à pessoa com deficiência do município. A equipe multidisciplinar é composta por profissionais especializados em ortopedia, neurologia, fisiatria, psicologia, fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, serviço social e terapia ocupacional e trabalha para oferecer suporte abrangente e personalizado a cada paciente que busca tratamento.
Nesse aniversário de um mês de funcionamento, alguns dos primeiros usuários da unidade compartilharam suas experiências positivas. A cabeleireira Liliane Souza, de 45 anos, é mãe de Marcelo Gabriel, de 15 anos, que possui paralisia infantil e era atendido em uma associação em Nova Iguaçu. Ela expressou sua alegria pelo centro de reabilitação estar localizado no bairro em que mora. "O atendimento aqui é maravilhoso. Estamos aproveitando muito. Ele faz hidroterapia, fisioterapia e tratamento com a psicóloga. Estou muito feliz por ser no meu município. É um divisor de águas pra gente, cem vezes melhor do que o antigo local onde o meu filho era atendido. Perfeito!”, afirmou Liliane.
O usuário dos serviços, Marcelo Gabriel, elogiou a qualidade do atendimento e brincou. "Já posso pegar minha mala pra morar aqui? Esse hospital é o melhor que tem. Estou sendo muito bem tratado, estou amando. Não tenho nada a reclamar desse espaço. Ele é pra todo mundo que faz fisioterapia ou algum outro tratamento. Aqui é totalmente diferente, é nota 1.000", disse o jovem.
Para Bruno Sant’Anna, fisioterapeuta da unidade, especializado em Osteopatia e CTI, as condições de trabalho e os meios disponíveis têm feito diferença significativa na vida dos pacientes. “O CER tem uma estrutura ótima para trabalhar com os pacientes neurológicos, tem equipamentos e conforto que eles necessitam para a sua reabilitação. Isso auxilia muito no meu trabalho também, porque nós temos todo o recurso disponível em nossas mãos. O objetivo maior do tratamento é dar mais autonomia e conforto para o paciente, que se fortalece e fica mais independente, e para o acompanhante, assim, ambos têm uma qualidade de vida melhor", conta o fisioterapeuta.
Localizado na Rua Iracema, s/n, esquina com Rua Estrela Dalva, no Parque Novo Rio, o CER está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber atendimento, é necessário apresentar documentos e laudo médico, garantindo que cada paciente receba o cuidado necessário de forma eficiente e humanizada.
Fotos: Gabriel Torine
COMENTÁRIOS