Começaram, nesta última segunda-feira (11/09), os serviços do Castramóvel, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ação é uma parcer...
Começaram, nesta última segunda-feira (11/09), os serviços do Castramóvel, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ação é uma parceria da secretaria estadual de Saúde com a prefeitura municipal, por meio da subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (SUPROBEAN).
Os atendimentos serão realizados até 22 de setembro, sempre das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Praça da Matriz, no Centro da cidade. As castrações são gratuitas para cães e gatos. Para fazer o procedimento é necessário fazer o agendamento no site: rjpet.com.br.
A Drª Luana Reis, médica veterinária da SUPROBEAN, explicou os benefícios da esterilização canina e felina. “Algumas enfermidades são prevenidas com a castração. Na parte dos cães é possível prevenir o câncer de próstata devido à redução de testosterona. Para as fêmeas (cadelas e gatas), conseguimos evitar piometra, que é uma infecção uterina, e câncer de mama (muito comum), que tem como consequência a retirada da cadeia mamária inteira. No geral, prevenimos também as doenças sexualmente transmissíveis como o tumor venéreo transmissível - TVT, que é bem comum em animais de rua”, explicou ela.
Estão presentes na Praça da Matriz veterinários, técnicos e auxiliares que são responsáveis pelo atendimento durante todos os dias de evento. Após a castração, os tutores recebem os remédios e as instruções para o pós-operatório.
- O animal deverá ter no mínimo 6 meses e no máximo 7 anos de idade.
- Animais braquicefálicos não poderão ser castrados.
- O animal deverá ter o peso mínimo de 3 kg e máximo de 25kg.
- O animal deve estar em jejum absoluto (água e comida) por um período de 8 horas antes da cirurgia.
- Se possível, dê banho no animal um dia antes do procedimento.
- O animal não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento.
- No dia da cirurgia, indicar ao veterinário caso o animal esteja fazendo uso de algum medicamento.
- Fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas.
- Cães (machos e fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Caso sejam agressivos, usar focinheira.
- Cães e gatos devem ter os dois testículos no saco escrotal.
- O responsável deverá levar uma cópia da identidade, CPF e comprovante de residência no dia da cirurgia.
- O responsável deverá permanecer na clínica veterinária durante todo o procedimento.
- Caso não seja a pessoa cadastrada a levar o animal no dia agendado, deverá enviar uma declaração de próprio punho autorizando outra pessoa a levar (com nome completo e CPF).
Via PMSJM
Foto: Divulgação/PMSJM
COMENTÁRIOS