Nesta terça-feira (08/03), a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial, por meio do Centro Especializado...
Nesta terça-feira (08/03), a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Direitos Humanos e Igualdade Racial, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher de São João de Meriti, promoveu no auditório do Meriti Previ, no Jardim Meriti, o evento Mulheres sem Rótulos com o lançamento do site Maria da Penha Virtual, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
O objetivo é empoderar e conscientizar a população feminina sobre a importância de denunciar qualquer tipo de agressão que pode ser física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Ao longo da ação foi realizado um desfile de mulheres e uma performance musical.
A apresentação do app web foi ministrada pela juíza Renata Medina, da Vara de Violência Doméstica de São João de Meriti. A ferramenta implementada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) garante agilidade à vítima, pois basta preencher um formulário com seus dados através do link https://maria-penha-virtual.tjrj.jus.br/ e relatar o tipo de agressão sofrida. Automaticamente esse documento será encaminhado para o órgão responsável, tornando mais ágil a concessão da medida protetiva.
Vale ressaltar que em agosto será comemorado 16 anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei n°11.340), considerada uma das três melhores leis do mundo para proteger mulheres contra a violência.
O município possui dois espaços exclusivos para o público feminino, sendo eles:
É o serviço ambulatorial ligado ao Programa de Prevenção de Câncer e atende toda a população meritiense. O serviço é voltado para o diagnóstico e a prevenção da doença e conta com atendimento nas áreas de ginecologia, urologia, mastologia, pequenas cirurgias, estomatologia e oncologia, além de coleta de preventivo ginecológico, psicologia e fisioterapia pélvica.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Euclides da Cunha, s/nº, no interior do Posto de Saúde de Vila São João.
Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM)
É um espaço estratégico da política de enfrentamento à violência, por meio da oferta de serviço de atendimento multidisciplinar. Promove atividades, oficinas, ações e cursos. Todos os atendimentos são realizados por uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogas e advogadas.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, nº 122, Vilar dos Teles.Mais informações pelo whatsapp (21) 96653-5883
Via PMSJM
COMENTÁRIOS