A partir desta quinta-feira (10/03), os consumidores conseguirão identificar com mais facilidade as chamadas de telemarketing. Isso porque, ...
Sendo assim, qualquer ligação que vise ofertar produtos ou serviços irá aparecer com esse código no início do número. Neste primeiro momento, a regra está valendo apenas para chamadas feitas a partir de números de telefone celular. Para telefone fixo, a mudança acontece a partir de junho.
Segundo a Conexis, a entidade que reúne as principais empresas de telefonia, as operadoras estão preparadas para oferecer o código às empresas que solicitarem, mas elas precisam fazer o pedido antes.
Bloqueio de chamadas
De acordo com a Anatel, as operadoras também deverão fazer o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor. As operadoras foram questionadas sobre como deverá ser solicitado este bloqueio, mas as mesmas não retornaram.
Resumo
-Chamadas de telemarketing originadas da rede celular deverão começar com o número 0303;
-A partir de junho, regra começa a valer para rede fixa;
-Número é de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo;
-Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança não precisam fazer uso do código;
-Identificação tem que aparecer de forma clara no visor do telefone;
-Consumidores podem pedir às operadoras o bloqueio das chamadas de telemarketing.
Facilitar identificação
O identificador foi aprovado pela Anatel no final do ano passado, por meio Ato nº 10.413. O objetivo da padronização, diz a agência, é facilitar a identificação das chamadas de telemarketing ativo.
Telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. Empresas que solicitam doação e que fazem cobrança foram consideradas exceções e não precisarão fazer uso do código.
O código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, e as operadoras de telefonia fixa e móvel têm de permitir a identificação desse número de forma clara, no visor do aparelho do usuário. As operadoras também ficarão responsáveis por coibir o uso do código fora das regras estabelecidas pela agência.
Via G1
COMENTÁRIOS