São João de Meriti também é sua casa: lixo jogado “fora” continua a circular no município

Pesquisa da concessionária de limpeza urbana reforça conscientização sobre o ciclo do lixo depois que é deixado na rua para coleta ...


Pesquisa da concessionária de limpeza urbana reforça conscientização sobre o ciclo do lixo depois que é deixado na rua para coleta

Ao colocar o lixo para fora de casa nos horários corretos para que seja coletado pela Mais Verde, a concessionária de limpeza urbana de São João de Meriti, o morador cumpre um papel importante na gestão dos resíduos. Mas tudo o que se joga “fora” continua a existir: nos caminhões e no aterro sanitário, sob a responsabilidade de trabalhadores empenhados em dar uma destinação segura ao lixo. Quanto maior for a conscientização sobre este ciclo, mais firme fica a parceria por um município sustentável.

Em uma pesquisa encomendada à empresa Comunicarte pela Meriti Mais Verde, que agora integra a marca Mais Verde, moradores do município foram questionados sobre o que é lixo para eles. 75% dos entrevistados responderam que é qualquer coisa sem valor ou utilidade, que se joga fora; 16% disseram ser tudo o que se retira de um lugar, livrando-se daquilo; e 9% não souberam responder. Entende-se como “fora” qualquer lugar que não a própria casa.

Cada habitante de São João de Meriti produz, em média, 0,9 kg de lixo por dia, e a Mais Verde coleta cerca de 14 mil toneladas todo mês. O gerente da Mais Verde, Paulo Ávila, explica o processo depois que o lixo é deixado na calçada de casa:

– Os motoristas circulam com os caminhões pela cidade para que os garis façam a coleta de acordo com o planejado. Após ser todo recolhido, o lixo é levado para uma estação de transferência e, de lá, encaminhado para uma Central de Tratamento de Resíduos moderna, preparada para receber os resíduos de maneira segura. As equipes trabalham para tratar o lixo e aterrá-lo, e há sensores e drenos para evitar que poluentes contaminem o ar e o solo.

Ao considerar a rua, o bairro e a cidade como extensões da própria casa, onde o volume de lixo continua a circular até ir para disposição final, o morador pode ajudar a disseminar tais informações. Reconhecer os impactos de tudo o que é consumido e jogado fora é uma atitude valiosa para o meio ambiente.

COLABORAÇÃO DESDE A INFÂNCIA

Todos podem colaborar deixando o lixo na calçada bem embalado e o mais perto possível do horário de coleta, para evitar que seja espalhado, suje as ruas e atraia animais. Igualmente importante é evitar desperdícios e o uso de descartáveis: reaproveitar materiais que podem ter outras utilidades é um modo de reduzir a quantidade de resíduos jogados fora. E estas são preocupações que podem começar já na infância:

– Estamos planejando projetos de educação socioambiental em escolas do município, porque é importante que, desde cedo, as crianças compreendam que jogar o lixo fora não é um processo tão simples. A ideia é disseminar essa conscientização entre familiares, vizinhos e amigos, para trabalharmos em parceria com a comunidade pelo bem-estar de todos – relata Paulo Ávila.

Para mais informações, acompanhe a página da Mais Verde no Facebook (facebook.com/maisverdebrasil) e siga no Instagram (instagram.com/maisverdebrasil/).

A Mais Verde é a nova marca que nasceu da união entre as empresas Meriti Mais Verde, concessionária responsável pela gestão de lixo de São João de Meriti, e a Verde Gestão Ambiental, empresa de serviços de mão de obra terceirizada e aluguel de veículos.

COMENTÁRIOS

Nome

21º BPM,121,64ª DP,27,Ação Social,13,Acidente,15,Acontecimento,15,Acontecimentos,10,Água,6,Aposentado,3,Apreensão,9,áreas públicas,1,Arraiá da Colina,2,Arte,4,Assalto,24,Assistência Social,6,aulas,3,Auxilio Emergencial,3,Baixada Fluminense,243,Bala Perdida,5,Belford Roxo,3,Bolsonaro,1,Caixa Econômica Federal,1,Câmara dos Vereadores,1,Câmera de Segurança,2,Campanha,2,Campanha de Vacinação,10,CAPS,1,Carga Roubada,14,Carnaval,4,Carteira de habilitação,1,Ceam,1,CEDAE,5,Cidadania,8,CNH,1,Coleta de lixo,3,Comércio,1,Concurso,3,Conselho Tutelar,2,Coronavírus,94,Corpo de Bombeiros,8,Correios,1,Covid19,27,Cras,1,Crime,7,Cultura,17,Curso,6,Deam,1,Defesa Civil,3,Denúncia,2,Desaparecido,3,Detran,4,DHBF,37,DHF,1,Direitos Humanos,2,Doação,2,Duque de Caxias,3,Economia,6,educação,29,EJA,1,Eleição,3,eleições,1,Empreendorismo,2,Emprego,6,ENEM,1,Entretenimento,2,Esporte,12,Estupro,2,Evento,17,Ex-prefeito,1,Exército,1,faculdade,1,Febre Amarela,1,Feira de Adoção,2,FGTS,1,Fiscalização,4,Gelson Azevedo,1,Globo,3,Governador,1,Grande Rio,7,gratuita,3,greve,1,Guarda Municipal,5,Homicídio,31,Hospital,8,Idoso,2,IFRJ,1,Igreja,3,inauguração,1,Incêndio,5,INSS,1,IPTU,2,Isolamento Social,2,João Ferreira,7,Justiça,2,Laser,1,Lazer,36,Light,2,Limpeza Urbana,1,Lixo,3,Meio Ambiente,4,Menor de Idade,5,Mesquita,1,Milícia,1,Ministério Público,5,Morro do Amor,1,Morte,15,Morto,27,MPF,1,MPRJ,1,Mulher,13,Música,4,Mutirão,3,Nilópolis,2,Nova Iguaçu,2,Obras,11,Ônibus,6,online,1,Operação,9,Outubro Rosa,1,pagamento,1,Palestra,2,Perseguição,4,Pirataria,1,Polícia,320,Polícia Civil,38,Política,11,População,1,Prefeitura,16,Preso,12,PRF,6,Prisão,157,Procon,4,Procurado,2,Receptação,1,Resgate,1,Rio de Janeiro,6,Rodovia Presidente Dutra,5,Roubo,51,Salário,4,Saneamento,3,São João de Meriti,759,Saúde,115,Sebrae,1,Segurança,3,Segurança Presente,3,Sequestro,2,Sérgio Mouro,1,Serviços da Prefeitura,2,SESC,8,Shopping Grande Rio,70,Show,7,Sorteio,1,STJ,1,Suicídio,1,Supermercado,2,Tentativa de Assalto,12,Tiroteio,3,Tráfico de Drogas,73,TRE,2,TRE-RJ,1,UPA,9,Veículo,4,Via Music Hall,4,Vigilância Sanitária,5,Violência Doméstica,1,Vítima,4,Wilson Witzel,1,
ltr
item
Notícias de São João de Meriti: São João de Meriti também é sua casa: lixo jogado “fora” continua a circular no município
São João de Meriti também é sua casa: lixo jogado “fora” continua a circular no município
https://1.bp.blogspot.com/-iDD8esLh_AE/XyGOV9CFizI/AAAAAAABNB4/utL_VXsbyVkqdc1ibVXNjFLC-OmcazjowCLcBGAsYHQ/s640/0.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-iDD8esLh_AE/XyGOV9CFizI/AAAAAAABNB4/utL_VXsbyVkqdc1ibVXNjFLC-OmcazjowCLcBGAsYHQ/s72-c/0.jpg
Notícias de São João de Meriti
https://www.noticiasdesaojoaodemeriti.com/2020/07/sao-joao-de-meriti-tambem-e-sua-casa.html
https://www.noticiasdesaojoaodemeriti.com/
https://www.noticiasdesaojoaodemeriti.com/
https://www.noticiasdesaojoaodemeriti.com/2020/07/sao-joao-de-meriti-tambem-e-sua-casa.html
true
827011952052751005
UTF-8
Carregando Postagens Não foi encontrado nenhuma postagem VER MAIS Leia Mais Resposta Cancelar Resposta Excluir Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ ETIQUETA ARQUIVO SEARCH MAIS POSTAGENS Não foi encontrado qualquer postagem correspondente com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para o clipboard Não consegue copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C em Mac) para copiar Tabela de Conteúdo