A reabertura do comércio de São João de Meriti teve início no mês passado, com o afrouxamento gradual das medidas para conter o contá...

A reabertura do comércio de São João de Meriti teve início no mês passado, com o afrouxamento gradual das medidas para conter o contágio da Covid-19. O possível aumento da circulação de pessoas em áreas de consumo do município, devido à retomada das atividades, teve impacto na quantidade de lixo produzida. Segundo a Mais Verde, a concessionária de limpeza urbana, em junho foram coletadas 9.343 toneladas de resíduos domiciliares e comerciais - cerca de 16% a mais do que no mesmo período em 2019.
Os resíduos domiciliares e comerciais são transportados pela Mais Verde nos mesmos caminhões e pesados juntos posteriormente. Em abril deste ano, quando parte da população seguia o isolamento social, a média da quantidade coletada foi de 280,3 toneladas por dia. Em maio, foram aproximadamente 282 toneladas por dia. Já em junho, o número chegou a cerca de 311,4 toneladas diárias. A coleta de entulho não está incluída nestes valores.
Com lojas, restaurantes, salões e escritórios funcionando, é normal que itens como embalagens e caixas de papelão sejam jogados fora em um volume maior. A reabertura do comércio também pode ter levado mais moradores às ruas com demandas de consumo não atendidas nos meses anteriores de pandemia, o que impacta a geração de lixo.
Em março, a Mais Verde fez alterações em algumas rotas de coleta para evitar que muitas equipes circulassem pelas mesmas áreas simultaneamente. No turno da manhã, alguns caminhões passaram a seguir o horário de 6h às 14h20, e, à noite, foi estabelecido o horário de 19h às 3h20 para determinados trechos.
– Com as ruas vazias e o trânsito reduzido durante o período de isolamento, o fluxo do serviço de conservação e de coleta de resíduos no município ficou mais ágil. E as campanhas de higiene e limpeza feitas por conta da pandemia conscientizaram ainda mais os munícipes sobre o cuidado com o lixo – explica o gerente da Mais Verde, Paulo Ávila.
Devido à otimização na coleta e às medidas de segurança resultantes do novo cronograma, a empresa optou por mantê-lo por tempo indeterminado. Os dias e horários de cada rota estão especificados no mapa.
Para que haja cada vez mais eficiência nos serviços, a colaboração da população é essencial. O lixo, bem embalado, deve ser sempre colocado do lado de fora o mais perto possível do horário de coleta, o que evita a proliferação de doenças e que a sujeira se espalhe. Carros bem estacionados também ajudam a equipe da Mais Verde, facilitando a circulação dos caminhões em ruas estreitas ou com grande movimento de veículos.
Via Assessoria de Imprensa
COMENTÁRIOS