Nos dias 20 de agosto e 17 e 19 de setembro ocorrerá, no Rio de Janeiro, o 6º Dia D, Feira de Emprego da Pessoa da Pessoa com Deficiênc...
Nos dias 20 de agosto e 17 e 19 de setembro ocorrerá, no Rio de Janeiro, o 6º Dia D, Feira de Emprego da Pessoa da Pessoa com Deficiência. O evento contará com a participação de mais de 100 empresas, que ofertarão cerca de duas mil oportunidades de trabalho, em diversas áreas. A feira é uma realização do Ministério da Economia em parceira com a Rede Incluir, com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) Estadual e Municipal e com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
Entre as empresas participantes estão: Gerdau, South & Co, ICN - Itaguaí Construções Navais, ProEcho, Caçula, Supermercados Costazul, Fluzão Atacadão da Construção, Octodata, Supermercados Mundial, Universidade Estácio de Sá, Supermercados Guanabara, Firjan...
Para o coordenador da Rede Incluir (organização independente que reúne atores que atuam na inserção de Pessoas com Deficiência – PcDs e empresas do Rio), Antoniel Bastos, o encontro é a oportunidade para as empresas contratarem pessoas com deficiência e reabilitados do INSS em um único lugar: “Existe um grande abismo na contratação desses profissionais no mercado. Entre as dificuldades, posso destacar a falta de mobilidade na cidade”. Ele afirma ainda que a média de pessoas atendidas por evento é de 400 e que 40% delas conseguem um emprego.
Trata-se de uma iniciativa importante em um país cuja taxa de desemprego é alta: 13 milhões de brasileiros estão sem trabalho. No Rio, o número de desempregados é recorde: 1,4 milhão de pessoas ou 15,3% da população, no primeiro trimestre de 2019, informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Segundo Marcelo Freitas, coordenador do Projeto de Inserção de PcD e reabilitados do INSS no mercado de trabalho do Ministério da Economia: “O Dia D é a oportunidade para trazer à sociedade a questão da inclusão não só como uma atitude de responsabilidade social, mas também de aproveitamento das potencialidades que estão sendo descartadas. Além da descoberta das virtudes produtivas da diversidade, é um momento para alavancar as opções de recrutamento das empresas e as oportunidades para os candidatos, ao mesmo tempo em que promove a integração destes com os diversos atores da questão da inserção de PcD e reabilitados na sociedade”.
Especialistas das áreas de Saúde e de Previdência Social também estarão presentes aos eventos para esclarecer dúvidas, além de uma unidade móvel do Ministério da Economia que emitirá carteiras de trabalho para os interessados.
COMENTÁRIOS